6 Estratégias de Remarketing que podem melhorar a conversão
O varejo online oferece muitos benefícios aos consumidores: acessibilidade mais fácil, escolha ampliada e melhor relação custo-benefício. Mas o fato de você ter um ponto de venda on-line não significa que você tenha a garantia de gerar compras ou fazer com que os clientes voltem para você várias vezes.
É aí que entra o remarketing. Neste post, discutiremos estratégias que impulsionam as vendas trazendo os consumidores de volta à sua loja virtual, sempre. Abordaremos tópicos como segmentação de público, otimização de carrinho de compras e página de destino , venda cruzada e upselling e estratégias de incentivo.
Também identificaremos esses pontos de dor de clientes muito importantes, que você pode usar para influenciar seu comportamento e transformá-los em defensores leais da marca.
Para aqueles de vocês que não estão familiarizados com o remarketing e talvez tenham ouvido falar do termo há pouco tempo, daremos uma visão geral rápida do que é exatamente e por que é tão importante para as empresas on-line.
Há muitas coisas que você pode fazer para incentivar os clientes a fazer visitas de retorno ao seu site. Isso pode incluir o uso de um excelente software de gerenciamento de pedidos ou um processo de devolução de estoque altamente eficiente .
Essas coisas contribuem para um melhor atendimento ao cliente, tornando mais fácil para os clientes obterem o que desejam mais cedo. Mas às vezes pode ser tão simples quanto anunciar um produto para um cliente em potencial mais de uma vez, para incentivá-lo a comprar.
Nessas situações, é sempre importante se colocar no lugar do consumidor. Normalmente, você seria cauteloso ao bombardear os clientes e tentar vender-lhes o mesmo item repetidamente. Mas com o remarketing, você pode fornecer a eles um lembrete sutil e um empurrãozinho para que eles aproveitem as ótimas ofertas disponíveis.
O remarketing permite que você forneça às pessoas que já visitaram seu site um incentivo adicional para aproveitar as ótimas ofertas de produtos que elas vão adorar. Ele pode gerar mais vendas e receita e promover a fidelidade de longo prazo com os clientes. Estes são a pedra angular do sucesso de qualquer negócio, online ou offline. É isso que a torna uma das estratégias de engajamento do cliente mais eficazes.
O que é remarketing?
Em primeiro lugar, precisamos explicar com um pouco mais de detalhes exatamente o que é remarketing.
Resumindo, o remarketing envolve a exibição de anúncios de produtos para usuários que já visitaram sua loja virtual ou navegaram em uma de suas páginas. Então, basicamente, o anúncio aparece em vários lugares diferentes à medida que você continua navegando na web porque reconhece que você já visitou esse site ou a página do produto.
Vejamos um exemplo. Digamos que você estava de olho em um determinado par de botas a venda em São Paulo e deu uma olhada neles em uma loja de varejo online. Você pode ter então decidido repassá-los por enquanto. Então, você continua vendo o produto em questão aparecer em todos os tipos de cantos diferentes da internet, como se estivesse seguindo você. Não é coincidência ou conspiração: é simples remarketing.
Funciona criando cookies no computador de um usuário que rastreiam sua atividade. Como resultado, os anúncios direcionados começarão a ser exibidos com base nesses dados e fornecendo aos usuários produtos que eles podem ter visto anteriormente ou nos quais possam estar interessados.
É claro que existem muitas outras maneiras pelas quais os varejistas podem alcançar os clientes após o fato. E -mails pós-compra são uma maneira comum de fornecer aos consumidores informações sobre vendas e descontos, lançamentos de novos produtos e assim por diante. As pesquisas pós-compra, da mesma forma, são muito eficazes na obtenção de opiniões dos clientes, que podem ser usadas para fazer alterações quando necessário.
No entanto, o remarketing pode permitir que os varejistas incentivem os consumidores a fazer compras, independentemente de terem ou não feito uma anteriormente. Pode ser uma maneira eficaz de fazer com que os clientes anteriores retornem e comprem novamente, e também pode incentivar as pessoas que já demonstraram interesse em um item sem comprar a voltar e fazê-lo.
As 6 principais técnicas de remarketing para aumentar as vendas
Então, agora esclarecemos o que exatamente é o remarketing, quais técnicas de remarketing são mais eficazes para aumentar as vendas e a receita? Aqui estão os nossos seis primeiros:
#1: Lidando com o abandono de carrinho
Se você é novo no jogo de varejo online, logo perceberá que o abandono de carrinho é um grande problema. Na verdade, você ficaria surpreso com quantas pessoas abandonam seus carrinhos de compras virtuais antes de concluir qualquer transação. De acordo com uma pesquisa, a taxa média de abandono de carrinho está um pouco abaixo de 70% .
No entanto, você pode usar o remarketing para reduzir significativamente as taxas de abandono de carrinho. Use o Google Analytics para rastrear as visitas à página. Isso lhe dará uma ideia melhor de quantos usuários chegam até o checkout sem chegar à página de conclusão da compra. Além disso, você pode usá-lo para monitorar quais produtos os compradores colocam em seus carrinhos, permitindo que você crie campanhas de remarketing que os promovam.
Por exemplo, você pode oferecer a eles um pequeno desconto para incentivá-los a voltar e concluir a compra, ou simplesmente um lembrete gentil de que o produto ainda está lá e esperando por eles.
Nº 2: segmentação de público
No varejo, é sempre importante entender os diferentes aspectos da sua base de clientes.
É aqui que a segmentação de clientes pode ser particularmente útil. Não há dois clientes iguais, e é por isso que uma abordagem granular de segmentação pode ser tão importante. Você precisa garantir que os clientes estejam sendo segmentados com anúncios que provavelmente serão de seu interesse, caso contrário, eles não servirão para nada.
Diferentes usuários têm diferentes níveis de intenção de compra. Alguns podem simplesmente sair do seu site instantaneamente, outros podem examinar várias páginas. Alguns clientes em potencial podem visualizar apenas uma página de produto, outros podem ir tão longe a ponto de colocar itens no carrinho antes de abandoná-los. Entender isso ajuda você a saber quais segmentos segmentar e como. Aqueles que saem do seu site quase instantaneamente não são uma prioridade, enquanto aqueles que iniciam uma compra sem concluí-la claramente são.
#3: Segmente os clientes existentes
Como já mencionamos, se o seu negócio vai prosperar no longo prazo, ele precisa fazer com que os consumidores voltem repetidamente. Você precisa pensar, então, em como vai transformar seus clientes de primeira viagem em clientes recorrentes. Conquistar novos clientes é obviamente importante, mas é caro – custa mais conquistar novos clientes do que manter os existentes retornando.
Há várias maneiras pelas quais você pode trazer os clientes existentes de volta no futuro. Estes podem incluir:
- Recompra – incentivando os clientes a comprar produtos que compraram no passado,
- Reconvite – atraindo clientes anteriores de volta ao seu negócio,
- ou venda cruzada – convidando os clientes a comprar produtos relacionados a outras compras,
- As campanhas de fidelidade que oferecem descontos e ofertas exclusivas também podem ser muito eficazes.
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#4: Use o tráfego de remarketing para gerar inscrições de e-mail
Já apontamos a importância dos e-mails pós-compra no engajamento com os clientes.
E- mail marketing é comprovado para entregar resultados. É claro que você não quer martelar os consumidores com e-mails, mas desde que haja bons incentivos para se inscrever (ofertas que você não encontrará em nenhum outro lugar, informações sobre lançamentos de novos produtos ou conteúdo perspicaz), as pessoas geralmente sentirão que é vale o seu tempo.
Você pode usar seu tráfego de remarketing para incentivar mais pessoas a participar da sua lista de e-mail. Se você usar as palavras-chave certas, poderá usar o Google Ads para promover o conteúdo do seu e-mail e incentivar as pessoas a se inscreverem. Você pode então criar listas mais granulares promovendo conteúdo adaptado às suas necessidades específicas, gerando assim mais conversões e valor.
Nº 5: direcione os visitantes para sua página de política de frete e devoluções
As pessoas visitarão a página de envio e devolução do seu site em busca de diferentes tipos de informações. Esse pode ser o imposto de envio relevante por estado , por exemplo. Mas se alguém se der ao trabalho de ler suas políticas de envio e devolução, as chances são de que eles estejam muito sérios em fazer uma compra, seja qual for a compra.
É por isso que faz sentido segmentar essas pessoas em particular. Eles podem estar procurando garantias sobre a confiabilidade do seu envio quando podem esperar que seus itens cheguem ou se perguntando se o frete grátis está disponível. Tente segmentá-los com um anúncio enfatizando seu compromisso com a confiabilidade do envio (talvez você ofereça uma garantia nessa área) ou frete grátis, quando aplicável.
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#6: Ofereça incentivos generosos
Já tocamos nisso, mas vale a pena elaborar. Dada a importância de transformar clientes de primeira viagem em clientes regulares, quais incentivos você vai oferecer a eles? Os consumidores adoram descontos e pequenos bônus. Se você puder oferecer a eles esse tipo de incentivo, verá que muitos deles aproveitam a chance de aproveitar.
Você pode oferecer descontos em produtos que eles compraram antes ou que adicionaram à lista de desejos (uma expressão óbvia de intenção futura). Como alternativa, você pode conectar seu programa de fidelidade a eles ou enviar lembretes sobre produtos que eles compram regularmente. Se os consumidores foram confrontados com páginas de produtos esgotados recentemente, você também pode usar o remarketing para segmentá-los com anúncios informando que o item está disponível novamente.
Conclusão
Vale a pena enfatizar aqui que o remarketing realmente provou ser eficaz. Uma pesquisa da Criteo , por exemplo, descobriu que as pessoas que foram redirecionadas tinham 43% mais chances de converter do que seriam. Enquanto isso, um relatório de 2015 do Interactive Advertising Bureau revelou que 91% das empresas que usaram o remarketing acharam que ele era pelo menos tão eficaz quanto outros anúncios, SEO ou e- mail .
O ponto-chave a ter em mente sobre o remarketing é que ele permite que você forneça anúncios bem segmentados de acordo com o destinatário. Com base em itens como compras anteriores, preferências e interesses de usuários individuais.
É exatamente o oposto de adotar uma abordagem dispersa – é precisamente voltada para consumidores que possam estar interessados. Isso funciona para eles, bem como para você. Isso economiza tempo e aborrecimento desnecessários e fornece dicas genuinamente úteis.
Obviamente, o remarketing é apenas uma maneira de fornecer a seus clientes o que eles procuram com o mínimo de inconveniência para eles. Outra maneira altamente eficaz de facilitar a vida de seus clientes é aproveitar o poder da visibilidade do inventário para melhorar a experiência do Nocliente.
É claro que existem muitas outras técnicas de remarketing que você pode usar além das listadas aqui. Esperamos que esta lista rápida tenha deixado claro que o remarketing pode aumentar suas vendas e maximizar suas conversões. Cabe a você determinar seus objetivos e elaborar uma estratégia de remarketing que o ajude a alcançá-los. Boa sorte!
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