
Mulheres nas redes: Empreendedorismo feminino digital no Brasil
É verdade que o meio corporativo ainda tem muito o que evoluir, em especial no que diz respeito à equidade de gênero. Afinal de contas, a disparidade salarial ainda é uma realidade presente em diversas empresas.
E isso acontece mesmo quando duas pessoas desempenham os mesmos papéis. Inclusive, de acordo com a pesquisa da consultoria IDados, com base no IBGE, as mulheres ganham cerca de 20% menos que os homens.
Ou seja, isso quer dizer que, a cada ano, a mulher trabalhasse cerca de 74 dias de graça. Então, dentro desse contexto, o empreendedorismo digital no Brasil tem se mostrado uma opção muito mais igualitária, haja vista que as possibilidades de ganho são as mesmas, para todas as pessoas.
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Não é à toa que, à medida que o tempo passa, cada vez mais mulheres têm se mostrado presentes no âmbito digital. Seja para começar o seu negócio da internet, seja iniciando algo do absoluto zero. Mas, independente disso, fato é que a internet é capaz de amenizar essa desigualdade.
Mas como tem sido o cenário do empreendedorismo feminino digital no Brasil? Quanto as mulheres têm participado? Em quais áreas há mais oportunidades? Quais são as dicas para iniciar nesse mercado? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira.
Cenário do empreendedorismo feminino digital no Brasil
De acordo com dados oferecidos pelo Sebrae, a fim de realizar mais vendas online, as mulheres têm buscado cerca de 32% mais soluções digitais. Inclusive, em 2017, cerca de 24 milhões de mulheres começaram a empreender.
Ademais, segundo consta o Relatório do Empreendedorismo no Brasil, também publicado pelo portal Sebrae, as mulheres são as que mais detém negócios em estágio inicial. Isso quer dizer que, a longo prazo, a tendência é que o público feminino esteja mais presente nesse mercado digital.
A pesquisa ainda fortaleceu que a grande parte busca formas de se formalizar, cadastrando-se como MEI. Até 2018, 3 milhões de mulheres detinham esse cadastro, um aumento de 124% desde 2013. E, ao todo, cerca de 48% dos cadastros dos MEIs são de mulheres.
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Quais as áreas em que há maior presença feminina?
Enquanto algumas mulheres iniciaram negócios do zero, há aquelas que já tinham algum tipo de comércio, que empreendiam em suas cidades, mas que resolveram migrar para o âmbito digital. Por isso, a presença de mulheres tem sido cada vez mais diversa.
Mas, de acordo com algumas pesquisas, no geral, os setores em que há maior presença do empreendedorismo feminino digital no Brasil, são:
- Arte (72%);
- Materiais para escritório (70%);
- Acessórios de moda (69%);
- Produtos eróticos (67%);
- Joias (63%).
Contudo, ao se tratar de presença online, as pesquisas mostram que as mulheres são muito mais ativas nas redes sociais. O público feminino se aproveita muito mais das redes para fazer vendas digitais. Os dados são os seguintes:
- 98,2% das mulheres usam o Instagram para vendas;
- 30,4% das mulheres utilizam o TikTok para concretizar vendas;
- 24,5% das mulheres usam o Pinterest para fazer vendas online.
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Quais são as vantagens do empreendedorismo feminino digital no Brasil?
O principal benefício diz ao fato de a internet ser um espaço muito mais democrático e meritocrático, uma vez que não leva em consideração gênero, mas sim os esforços e o trabalho de cada um. Por consequência, atenua a disparidade existente.
Muitas mulheres conquistaram a sua independência financeira por meio do empreendedorismo digital, por exemplo. Fora isso, não se pode deixar de citar as mulheres que não podem trabalhar devido alguns fatores intrínsecos mas que, através da internet, enxergaram uma forma de conquistar seu dinheiro.
Fora isso, por ser possível trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar, o público feminino se sente muito mais seguro, uma vez que evita se expor a ambientes inseguros ou mesmo de terem que passar por situações de assédio, por exemplo.
Então, no geral, o empreendedorismo feminino digital no Brasil traz vantagens em diversas áreas, seja econômica, social, pessoal etc.
Como iniciar no empreendedorismo feminino digital no Brasil?
A internet está cheia de oportunidades. Por isso, você pode empreender de vários meios, desde aqueles que você tem uma certa familiaridade, até algo que lhe seja completamente novo. Mas, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre algumas possibilidades.
Revender produtos
Muitas mulheres já revendem produtos, seja de maquiagem, roupa, artigos de praia, bijuterias etc. Se esse é o seu caso, por que não colocar a sua loja no âmbito digital? Com certeza as chances de aumentar o número de vendas serão maiores.
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Prestação de serviços digitais
Você é formada em contabilidade? Então que tal oferecer seus serviços online? Esse é apenas um exemplo, mas, se você tem outra formação acadêmica, onde é capaz de ofertar seus serviços, esse é um ótimo jeito de iniciar no empreendedorismo feminino digital no Brasil.
Produtora de conteúdo
Ainda que você não tenha formação na área, pode ser que você se identifique bastante com assuntos diversos, como moda, maquiagem, design de interiores, jardinagem etc. Sendo assim, uma ótima ideia é produzir conteúdos sobre temas que você já tem essa afinidade.
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