
Como melhorar a experiência do usuário em 7 passos
A seguir, deixamos algumas dicas para que você possa oferecer uma experiência de usuário de alta qualidade.
1. Identifique seu comportamento
O primeiro passo para melhorar a experiência do usuário é conhecer bem seus clientes.
E faz muito sentido, se você conhecer o comportamento e as necessidades deles, saberá como se comunicar com eles. Para fazer isso, classifique-os por tipos de clientes com base nas interações que tiveram com sua empresa.
Por exemplo, o cliente A tem 28 anos, prefere determinado tipo de produto, gosta de falar no WhatsApp e quer que suas compras cheguem no mesmo dia.
Por outro lado, o cliente B tem 19 anos, gosta de uma categoria de produto, usa apenas o Instagram e não se importa se o produto chegar de 2 a 3 dias após o pedido.
2. Defina metas claras
As estratégias para melhorar a experiência do usuário devem ter objetivos claros dentro do seu negócio.
Por exemplo, como eles vão se comunicar ou qual é a personalidade que a marca vai adotar.
Ter tudo isso claro ajudará a garantir que todos os seus canais digitais estejam alinhados a um único estilo de comunicação.
Lembre-se de que procurar maneiras de melhorar a experiência do usuário é gerar sentimentos para os usuários. Além disso, a personalidade que um negócio pode ter determina em muitos casos a aprovação ou rejeição dos clientes.
3. Recompense e surpreenda seus clientes
Outro ponto de como melhorar a experiência do usuário é fazer com que os clientes que já compraram de você se sintam especiais.
E é o mínimo que podem esperar, gastaram dinheiro comprando seus produtos, é hora de agradecer a preferência.
Mas como alcançá-lo? A melhor maneira é dando descontos. No entanto, você pode ir mais longe, talvez na segunda compra dele você possa dar algo de presente para ele.
Uma agenda ou merchandising que seja útil para o seu dia a dia. Você também pode dar a ele entrega gratuita e muito mais. Você tem que deixar sua imaginação correr solta para saber como melhorar a experiência do usuário.
4. Solicite feedback do cliente e tome medidas
O primeiro passo para melhorar a experiência do usuário é saber entender o que seus clientes te dizem e ser consistente com o que eles te dizem.
Lembre-se, primeiro ouça ou leia o que eles dizem sobre você e depois aja de acordo com as informações obtidas.
Por isso, como parte de suas estratégias para melhorar a experiência do usuário, disponibilize todos os seus canais digitais para que os clientes possam opinar sobre sua marca.
Lembre-se que de todos os comentários que surgem, grandes ideias podem nascer para melhorar o seu negócio.
5. Agiliza os processos de atendimento
Se você realmente quer saber como melhorar a experiência do usuário, a chave é ser ágil.
O mundo digital criou uma sociedade do imediatismo. Portanto, você deve ser rápido para oferecer respostas aos seus clientes. Mas não se trata apenas de responder por responder, mas de fazê-lo com mensagens claras e de qualidade.
Por isso é importante ter chatbots. Com esta ferramenta você pode configurar mensagens que são enviadas automaticamente sempre que um usuário faz uma pergunta.
Assim, os usuários poderão conhecer todos os detalhes do seu produto. Além disso, evita que o usuário saia do seu negócio por falta de resposta.
6. Analise sua concorrência
Para aprender como melhorar a experiência do usuário, você precisa se tornar um detetive de seus concorrentes. Você pode fingir ser um cliente, assinar sua newsletter e interagir com seus canais digitais.
Dessa forma, você poderá experimentar por si mesmo o que sua concorrência está fazendo bem ou melhor ou em quais coisas você tem vantagem. Lembre-se sempre de aproveitar os dois cenários para estar à frente de todos.
7. Medir como chave para o sucesso
A última etapa de como melhorar a experiência do usuário é medir todos os resultados que você aplica. Sem medição e rastreamento adequados, você não saberá se as alterações implementadas estão sendo bem-sucedidas.
Por exemplo, alguns indicadores-chave podem ser:
- Tempo de resposta dos seus canais digitais.
- Número de comentários positivos versus positivos.
- Compras do mesmo cliente, entre outras.
Lembre-se de que você deve estar sempre inovando e aplicando mudanças para estar na vanguarda.
Até agora você aprendeu tudo sobre como melhorar a experiência do usuário e sua importância dentro do seu negócio.
Não esqueça que os clientes estão sempre no centro de tudo e todos os esforços feitos serão para mantê-los e fazê-los sentir que não serão tratados da mesma forma em nenhum outro lugar.
Por fim, não esqueça que para oferecer uma melhor experiência ao usuário, é recomendável unificar todos os seus canais em um só lugar.
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