KPIs de SEO: como medir os resultados 

KPIs de SEO: como medir os resultados 

Sem realizar a ação de medir os KPIs de SEO, sua empresa não será capaz de monitorar com eficácia o progresso de uma campanha e determinar se ela está no caminho certo para o sucesso.

Diante da importância dessa estratégia para o segmento do marketing digital, você compreenderá o que realmente são os KPIS e como funciona essa medição. Prossiga a leitura deste artigo. 

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O que são os KPIs de SEO?

O primeiro passo para compreender esse assunto é saber o que é um KPI. 

Basicamente, esse tipo de estratégia consiste em uma ação de um conjunto de indicadores ou métricas estabelecidos para verificar o desempenho das campanhas feitas, reconhecimento de marca ou qualidade do site

No caso do KPI de SEO, mais especificamente, a ação visa estabelecer a qualidade e efetividade das campanhas feitas para melhorar o ranking nos resultados do Google ou de outras ferramentas de busca. 

Isso porque a grande preocupação do SEO é aplicar estratégias orgânicas no site e páginas de conteúdo para que a empresa tenha mais visibilidade durante pesquisas do potencial cliente. 

Consequentemente, a ideia é chamar mais atenção dos usuários e ampliar as oportunidades de negócio. 

Assim, estabelecer parâmetros para medir se as ações estão dando certo é fundamental para atingir tais objetivos.

Nesse processo, existem alguns indicadores que são verificados pela equipe de marketing, como o número de acessos, cliques em um determinado link ou de compartilhamento do conteúdo. 

Contudo, somente isso pode não ser o suficiente para avaliar se sua empresa tem um bom desempenho. 

Por isso, os KPI são definidos a partir de um conjunto de indicadores e objetivos para melhor avaliar o desempenho de uma campanha em rede social ou por meio do site empresarial. 

Qual é a importância do KPI para a empresa?

Como já falamos, de forma geral, a importância do KPI para a empresa é dar uma ampla visão sobre como anda uma determinada campanha de marketing, levantando também pontos específicos que ajudam na melhoria e otimização dos processos.

Por meio dessa ação, é possível entender como está a imagem da empresa em relação aos clientes, qual o nível de adequação às normas de SEO e o potencial de atração para potenciais clientes. Por conta disso, proporciona vantagens como:

  • Rápido ajuste de ações, quando necessário;
  • Melhora das ações de marketing e imagem da marca;
  • Melhora do desempenho empresarial;
  • Amplia a atração de clientes;
  • Destaque positivo em relação à concorrência;
  • Aumento no número de vendas da empresa.

Além disso, é importante ressaltar que a análise de dados por meio de KPI permite que sua empresa tenha uma visão a longo prazo do negócio, visualizando melhor oportunidades e não se prendendo a métricas de vaidade. 

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A partir dessa introdução, vamos conhecer alguns parâmetros que podem compor os KPIs da sua marca e que podem ser utilizados pela equipe de marketing para melhorar as ações.

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Principais KPIs para sua empresa: 5 elementos importantes para a ação

Neste artigo, você compreendeu que o SEO trabalha com mecanismos de busca visando otimizar os sites para que apareçam nas pesquisas do cliente, melhorando o ranqueamento de uma página na internet. Isso é importante porque aumenta a visibilidade do negócio. 

Já no caso do KPI, é possível unir um conjunto de métricas e ter uma visão detalhada sobre o negócio. 

Ou seja, aliando ambas as ações é possível otimizar ainda mais os resultados e estratégias traçadas para a marca.

Diante disso, separamos 5 KPIs que são essenciais para o seu negócio digital. 

  • Visualizações na página;
  • Custo por Lead (CPL);
  • Visitantes únicos da página;
  • Taxas de permanência e rejeição;
  • Quais são as palavras-chaves que estão no topo. 

Vamos entender o que cada um desses tópicos significa? 

  1. Visualizações de página
  2. Custo por Lead
  3. Visitantes únicos
  4. Tempo de permanência e rejeição de páginas
  5. Palavras-chave

Visualizações de página

Entender o número de visualizações de sua página é essencial para identificar os temas de maior interesse da audiência e como os usuários estão interagindo com os conteúdos.

Essa avaliação deve ser feita a partir da determinação de um certo período. Ou seja, é possível avaliar trimestralmente ou semestralmente, comparando o desempenho obtido e quais as mudanças percebidas para que isso acontecesse.

Nesse sentido, é possível avaliar, por exemplo, se em 3 meses você ganhou ou perdeu acessos. 

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Custo por Lead

O segundo elemento diz respeito ao custo por lead, que trata do valor investido para captar e iniciar o processo de conversão do cliente potencial da sua empresa. 

Esse investimento ocorre não somente no site, mas também por meio da automatização de programas para o envio de email marketing e deve ser avaliado para entender se o valor despendido faz sentido para os retornos obtidos ou se é necessário alterar os canais de comunicação ou tipos de campanhas realizadas.

Visitantes únicos

Outro ponto que merece destaque é o de visitante único da página.

Nesse caso, o KPI permite avaliar como sua página atrai pessoas que não compõem a base de clientes ou leads, de diferentes perfis. Ou seja, possibilita avaliar o poder de alcance da marca para atrair novos potenciais consumidores.

Dessa forma, é possível cruzar esses dados e ter uma informação clara sobre o público-alvo e o potencial de desenvolvimento da marca, inclusive em novos nichos de atuação – conforme a evolução desses visitantes no relacionamento com a empresa.

Tempo de permanência e rejeição de páginas

Em relação ao site, o tempo de permanência em sua página pode indicar qual é a parte que mais tem interessado aos clientes e leads, identificando tópicos que podem ser melhor explorados. 

As taxas relacionadas à rejeição também merecem atenção, já que mostram as pessoas que chegaram a acessar seu site, mas não realizaram nenhum tipo de ação. 

Nesse caso, é fundamental verificar se o problema não está no carregamento lento da página, pois isso pode afetar a experiência do usuário e fazê-lo sair mais rapidamente do site – o que também prejudica outros índices de desempenho e na autoridade do negócio.

Palavras-chave

Por fim, a identificação de palavras-chaves que mais atraem os usuários ou melhor performam em campanhas, é outro elemento indispensável para estratégias de marketing.

Isso porque auxilia na definição do nicho para os algoritmos e usuários, bem como para taggear nos resultados. Assim, precisa ser acompanhado adequadamente para proporcionar um melhor posicionamento e resultado.

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Luana

Luana

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