
KPIs de SEO: como medir os resultados
Sem realizar a ação de medir os KPIs de SEO, sua empresa não será capaz de monitorar com eficácia o progresso de uma campanha e determinar se ela está no caminho certo para o sucesso.
Diante da importância dessa estratégia para o segmento do marketing digital, você compreenderá o que realmente são os KPIS e como funciona essa medição. Prossiga a leitura deste artigo.
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O que são os KPIs de SEO?
O primeiro passo para compreender esse assunto é saber o que é um KPI.
Basicamente, esse tipo de estratégia consiste em uma ação de um conjunto de indicadores ou métricas estabelecidos para verificar o desempenho das campanhas feitas, reconhecimento de marca ou qualidade do site.
No caso do KPI de SEO, mais especificamente, a ação visa estabelecer a qualidade e efetividade das campanhas feitas para melhorar o ranking nos resultados do Google ou de outras ferramentas de busca.
Isso porque a grande preocupação do SEO é aplicar estratégias orgânicas no site e páginas de conteúdo para que a empresa tenha mais visibilidade durante pesquisas do potencial cliente.
Consequentemente, a ideia é chamar mais atenção dos usuários e ampliar as oportunidades de negócio.
Assim, estabelecer parâmetros para medir se as ações estão dando certo é fundamental para atingir tais objetivos.
Nesse processo, existem alguns indicadores que são verificados pela equipe de marketing, como o número de acessos, cliques em um determinado link ou de compartilhamento do conteúdo.
Contudo, somente isso pode não ser o suficiente para avaliar se sua empresa tem um bom desempenho.
Por isso, os KPI são definidos a partir de um conjunto de indicadores e objetivos para melhor avaliar o desempenho de uma campanha em rede social ou por meio do site empresarial.
Qual é a importância do KPI para a empresa?
Como já falamos, de forma geral, a importância do KPI para a empresa é dar uma ampla visão sobre como anda uma determinada campanha de marketing, levantando também pontos específicos que ajudam na melhoria e otimização dos processos.
Por meio dessa ação, é possível entender como está a imagem da empresa em relação aos clientes, qual o nível de adequação às normas de SEO e o potencial de atração para potenciais clientes. Por conta disso, proporciona vantagens como:
- Rápido ajuste de ações, quando necessário;
- Melhora das ações de marketing e imagem da marca;
- Melhora do desempenho empresarial;
- Amplia a atração de clientes;
- Destaque positivo em relação à concorrência;
- Aumento no número de vendas da empresa.
Além disso, é importante ressaltar que a análise de dados por meio de KPI permite que sua empresa tenha uma visão a longo prazo do negócio, visualizando melhor oportunidades e não se prendendo a métricas de vaidade.
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A partir dessa introdução, vamos conhecer alguns parâmetros que podem compor os KPIs da sua marca e que podem ser utilizados pela equipe de marketing para melhorar as ações.
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Principais KPIs para sua empresa: 5 elementos importantes para a ação
Neste artigo, você compreendeu que o SEO trabalha com mecanismos de busca visando otimizar os sites para que apareçam nas pesquisas do cliente, melhorando o ranqueamento de uma página na internet. Isso é importante porque aumenta a visibilidade do negócio.
Já no caso do KPI, é possível unir um conjunto de métricas e ter uma visão detalhada sobre o negócio.
Ou seja, aliando ambas as ações é possível otimizar ainda mais os resultados e estratégias traçadas para a marca.
Diante disso, separamos 5 KPIs que são essenciais para o seu negócio digital.
- Visualizações na página;
- Custo por Lead (CPL);
- Visitantes únicos da página;
- Taxas de permanência e rejeição;
- Quais são as palavras-chaves que estão no topo.
Vamos entender o que cada um desses tópicos significa?
- Visualizações de página
- Custo por Lead
- Visitantes únicos
- Tempo de permanência e rejeição de páginas
- Palavras-chave
Visualizações de página
Entender o número de visualizações de sua página é essencial para identificar os temas de maior interesse da audiência e como os usuários estão interagindo com os conteúdos.
Essa avaliação deve ser feita a partir da determinação de um certo período. Ou seja, é possível avaliar trimestralmente ou semestralmente, comparando o desempenho obtido e quais as mudanças percebidas para que isso acontecesse.
Nesse sentido, é possível avaliar, por exemplo, se em 3 meses você ganhou ou perdeu acessos.
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Custo por Lead
O segundo elemento diz respeito ao custo por lead, que trata do valor investido para captar e iniciar o processo de conversão do cliente potencial da sua empresa.
Esse investimento ocorre não somente no site, mas também por meio da automatização de programas para o envio de email marketing e deve ser avaliado para entender se o valor despendido faz sentido para os retornos obtidos ou se é necessário alterar os canais de comunicação ou tipos de campanhas realizadas.
Visitantes únicos
Outro ponto que merece destaque é o de visitante único da página.
Nesse caso, o KPI permite avaliar como sua página atrai pessoas que não compõem a base de clientes ou leads, de diferentes perfis. Ou seja, possibilita avaliar o poder de alcance da marca para atrair novos potenciais consumidores.
Dessa forma, é possível cruzar esses dados e ter uma informação clara sobre o público-alvo e o potencial de desenvolvimento da marca, inclusive em novos nichos de atuação – conforme a evolução desses visitantes no relacionamento com a empresa.
Tempo de permanência e rejeição de páginas
Em relação ao site, o tempo de permanência em sua página pode indicar qual é a parte que mais tem interessado aos clientes e leads, identificando tópicos que podem ser melhor explorados.
As taxas relacionadas à rejeição também merecem atenção, já que mostram as pessoas que chegaram a acessar seu site, mas não realizaram nenhum tipo de ação.
Nesse caso, é fundamental verificar se o problema não está no carregamento lento da página, pois isso pode afetar a experiência do usuário e fazê-lo sair mais rapidamente do site – o que também prejudica outros índices de desempenho e na autoridade do negócio.
Palavras-chave
Por fim, a identificação de palavras-chaves que mais atraem os usuários ou melhor performam em campanhas, é outro elemento indispensável para estratégias de marketing.
Isso porque auxilia na definição do nicho para os algoritmos e usuários, bem como para taggear nos resultados. Assim, precisa ser acompanhado adequadamente para proporcionar um melhor posicionamento e resultado.
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