Vale a pena trabalhar como influenciador no Instagram? Conheça valores 

Vale a pena trabalhar como influenciador no Instagram? Conheça valores 

A emergente era digital trouxe para o mundo uma nova profissão, ser influenciador digital está em alta. Mas será que vale a pena trabalhar por horas criando conteúdo para a plataforma? Conheça alguns valores praticados na publicidade brasileira. 

O marketing digital cresceu muito no Brasil, não era para menos, de acordo com um estudo realizado pela Cupom Válido, que fez um levantamento da Hootsuite e We Are Social, 70,3% da população faz uso de redes sociais, dos quais 86,3% tem pelo menos uma conta no Instagram. 

Onde há pessoas, ocorrem vendas. É desta forma que os marqueteiros e as grandes, médias e pequenas marcas pensam. Em decorrência dos grandes números de usuários brasileiros nas redes sociais, muitas delas migraram, agora ao invés de investir em propagandas televisivas, rádios ou a antiga panfletagem, muitas optam por uma estratégia que vem sendo certeira, o marketing de rede. 

O que ocorre é que grandes oportunidades para ganhos “caminham” junto com as temidas concorrências. Num mundo em que a audiência é medida pelo número de curtidas (likes) em uma determinada plataforma digital, ou métricas de alcance, se destaca quem tem números volumosos de seguidores. 

Vale quase tudo para converter alguém em seguidor nas redes sociais. 

Antes de chegar ao sonhado topo, ou pelo menos destaque, o influenciador, em sua maioria, trabalha de graça para as plataformas, criando conteúdos de interesse no público, com a finalidade de “convencer” o algoritmo de que seu perfil merece atenção. Quando isso acontece, associado a um bom conteúdo, pode haver um disparo nas métricas do influenciador, resultando em maiores oportunidades para o fechamento de contratos comerciais. 

Mas calma, ainda tem muita historinha até que o influenciador digital ganhe mais seguidores e dinheiro. Depois de converter seguidores, convencer a plataforma e chamar a atenção das marcas, vem a fase das permutas. 

Aqui é que está a maior dificuldade, pois “recebidos” não pagam as contas do mês. Acontece que para conseguir mais visibilidade, ou transmitir a sensação de que está “bombando” com os trabalhos de comunicação nas redes, muitos influenciadores se submetem a propostas como estas. De fazer propaganda em troca de produtos. 

Daí vem a famosa frase “se você não fizer, alguém vai fazer”, e é verdade. Enquanto muitas pessoas estão levando o trabalho nas redes a sério, existem outras que preferem “bagunçar a classe” e mesmo depois de ganhar relevância, seja no Instagram, Facebook, Youtube e outras redes, continuam atuando de graça, ou em troca de produtos ou serviços, o que tira a possibilidade de muitas reivindicarem um cachê mais justo. 

A saber, existe uma pequena tabela para que influenciadores cobrem por publicação. Logicamente que cada um tem o seu preço e sabe dos investimentos, financeiros e de tempo, que realizaram para chegar em métricas consideráveis. 

Quanto cobrar por um post no Instagram?

As questões relacionadas à influência digital sofre recorrentes atualizações. Neste momento vive um período mais democrático, em que marcas ou empresas locais e regionais podem preferir influenciadores que atendam pequenas demandas. 

Por exemplo, se um empresário tem um restaurante em uma determinada cidade, porque ele haveria de contratar o Felipe Neto para divulgar seu empreendimento? Visto que o influenciador em questão é de nível nacional, uma pequena parcela de seus seguidores, provavelmente os que residem na mesma cidade do estabelecimento, se interessaram em conhecer a marca. 

Já a bloguerinha conhecida na cidade, pode influenciar que um número maior de pessoas a irem ao restaurante do exemplo. Logo investindo bem menos, o empresário conseguiria obter um melhor resultado do que buscando um influenciador gigante. 

Dito isso, ao precificar o seu trabalho, o influencer deve considerar diversos fatores, como o tamanho e projeto da empresa contratante, os gastos inerentes à divulgação, como imagem, fotos, deslocamento, ect, e, o lucro que pode obter da parceria. 

Noções de preços para bloggers

Logicamente, que existe um valor já praticado, não dá para cobrar muito além ou muito abaixo do que os profissionais já estão realizando. vale ressaltar que os valores são cobrados em dólar. Por isso fique atento à tabela!

Segundo um levantamento feito pela Influence apontou alguns valores cobrados pelos influenciadores em 2017. 

Post – $271
Post de influenciadores com menos de 1 mil seguidores – $83
Post de influenciadores com mais de 100 mil seguidores – $763

Já a plataforma Dummies, que também cadastra influenciadores de todo o mundo, levantou número baseados em métricas diferentes do número de seguidores, veja! 

Perfis que recebem mais de 10 mil visitas mensais – $175
Perfis que recebem de 100 à 500 mil visitas mensais – $500

Perfis que recebem mais de 500 mil visitas mensais – de $1 mil à $5 mil

O preconceito com quem está começando 

É comum no Brasil que as pessoas critiquem os influenciadores digitais, sobretudo, os que realizam publicações polêmicas. 

A maior parte dos brasileiros não compreendem as estratégias de marketing por trás das publicações que geram mais engajamento. O que muitos também não sabem é que se tratando de algoritmo, até as críticas podem ser positivas, pois resultam em métricas “gordas”. 

Podemos tomar como exemplo o caso da cantora Luiza Souza, que aproveitou o marketing negativo e converteu haters em fãs. É claro que ela sofreu bastante até compreender que a quantidade de comentários negativos sobre sua relação com o ex- marido Whindersson Nunes poderia impulsionar o número de views em seus clipes no Youtube e suas músicas no Spotify.

Há também um crescente no número de interessados por influenciadores reais, aqueles que não tem vergonha de expor suas casas sem reboco, suas realidades que são compatíveis com a de milhões de brasileiros. 

Mas como tudo ou a maioria do que se vê na web é fruto de um projeto de marketing, influenciadores que não são pobres, percebendo essa tendência, aproveitam para romantizar a pobreza, publicando vídeos e trends, principalmente no Tik Tok, como se fossem menos privilegiados. 

Sobre o Instagram ainda não sabemos o futuro, há rumores de que influenciadores estão boicotando a plataforma, justamente por entregar seus conteúdos para apenas 10 % dos seguidores, o que dificulta o alcance das contas, gerando relatórios, ou insight não tão satisfatórios para as empresas e influenciadores.  

Vale a pena trabalhar como influenciador no Instagram? A resposta é simples, vale a pena se você não tiver emergência em ganhar dinheiro. 

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Luana

Luana

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