
Marketing médico: 7 ações para atrair mais pacientes em 2022
O marketing médico é extremamente importante para que os profissionais consigam mostrar seu trabalho ao mercado. Graças a ele, é possível atrair mais pacientes e se tornar referência.
Com pacientes cada vez mais exigentes, o médico precisa estar antenado às tendências de sua profissão. Sendo assim, é preciso pensar em formas de se destacar, não só para atrair, mas para manter os pacientes.
Quer se tornar nômade digital e viver trabalhando de casa?! Leia também o post Como iniciar uma agência de marketing digital sem experiência.
Quem atua na área da saúde precisa estar sempre um passo à frente para oferecer o melhor para seus pacientes. Para isso, estudar e se atualizar é a chave do sucesso.
Neste post, falaremos sobre as principais técnicas de marketing para médicos. A seguir, você confere 7 dicas que te ajudarão a atrair e conquistar mais pacientes em 2022. Confira!
O que é marketing médico?
O marketing médico é um conjunto de estratégias traçadas com a finalidade de estruturar e estabelecer um modo de atendimento, captação e fidelização de pacientes. Seu objetivo é divulgar os serviços médicos e atrair pacientes.
Os pacientes nada mais são que consumidores e, com a popularização do acesso à informação e à tecnologia, estão se tornando cada vez mais exigentes. O que não é errado, afinal estamos falando de saúde, vida e bem-estar. Sendo assim, nada mais justo do que buscar pelo melhor.
Nesse sentido, vale destacar o marketing digital. Afinal, as pessoas estão cada vez mais adeptas ao Google — que se tornou um aliado, tanto para a vida dos pacientes quanto para o marketing médico..
Por dia, milhões de pessoas tentam se autodiagnosticar com a ajuda do Google, colocam seus sintomas no mecanismo de busca e tentam entender de qual doença estão sofrendo. Mas não somente isso, também buscam por especialistas nas mais diversas áreas para agendar um atendimento.
As avaliações que pessoas que já se consultaram com o profissional em questão deixam na internet, também influenciam e muito, na escolha do médico.
Quais as proibições do marketing médico?
É importante pensar em formas de se fazer notar pelos pacientes, mas isso deve ser feito dentro do que determina a ética da profissão. Sendo assim, o marketing médico está proibido de agir fora das determinações éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Desta forma, antes de traçar suas estratégias de marketing, consulte o que o órgão diz a respeito de publicidade médica e sobre o papel desses profissionais na sociedade. Algumas das proibições são:
- divulgar tratamentos de especialidades que não tenha formação;
- se intitular como “o único” médico de determinada área;
- participar de entrevistas com o objetivo único de se autopromover;
- divulgar preços e condições de pagamento.
É necessário colocar o compromisso social acima da lucratividade e se lembrar de que a principal função dos médicos é salvar vidas e promover o bem-estar da comunidade..
7 estratégias de marketing médico que te ajudarão a atrair mais pacientes
Agora que você já entende melhor o assunto, podemos falar sobre estratégias de marketing médico. Em síntese, muitas ações podem ser aplicadas, mas selecionamos algumas que se destacam pelos resultados e devem ser sua prioridade. Confira!
1.Construa uma identidade visual
Não há como negar que, em muitos casos, a primeira impressão é a que fica. Por isso, seus pacientes devem olhar para seu site, redes sociais e cartão de visitas e se sentirem seguros e confiantes para contratá-lo.
Estes meios devem passar seriedade, confiança e credibilidade. Portanto, desenvolva uma identidade visual bonita e capaz de colocá-lo em destaque no mercado. Por fim, implemente-a em todos os lugares relacionados ao seu trabalho.
2. Faça um site responsivo para seu consultório e clínica
Um site responsivo, é aquele que se adapta a tela a qual o paciente está acessando-o, seja computador, celular ou tablet. Isso facilita a experiência de navegação e ajuda a obter todas as informações de forma prática, sem precisar ficar virando o celular, por exemplo.
É importante lembrar que, criar um site responsivo favorece sua posição de ranqueamento nos mecanismos de busca. Visto que, o Google tem se preocupado cada vez mais com a experiência de navegação dos usuários e a usa para classificar os sites.
3. Trabalhe o SEO local
O SEO está diretamente ligado ao posicionamento do seu site, blog ou redes sociais nos mecanismos de busca. Por isso, é essencial escolher estrategicamente quais serão as palavras-chaves utilizadas no conteúdo que você produzirá e como as frases serão compostas.
No ramo da saúde, é preciso se atentar aos termos escolhidos e saber o que é mais utilizado pelos pacientes na hora de suas pesquisas. Por exemplo: quando alguém busca por um oftalmologista em São Bernardo do Campo, muito provavelmente vai utilizar o nome da cidade no mecanismo de busca.
Atente-se a isso, e inclua o nome da sua cidade ou bairro no seu conteúdo. Para esse tipo de trabalho, o ideal é contratar profissionais qualificados e experientes na área.
4.Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é peça fundamental para trazer autoridade para sua marca e aumentar o fluxo de visitantes no seu site ou blog.. Com bons conteúdos, seu site estará sempre bem posicionado e terá um bom desempenho.
Sendo assim, invista em um blog com conteúdos ricos, que ajudem seus pacientes em suas dúvidas mais comuns. Você demonstrará competência e conseguirá atraí-los para uma consulta personalizada e aprofundada.
5. Use as redes sociais a seu favor
Estar presente nas redes sociais é fundamental, mas saber como usá-las, é imprescindível. O médico deve aproveitar esse espaço para postar fotos, criar posts interativos, interagir com os pacientes e responder questionamentos nos comentários.
Não se esqueça de que, hoje em dia, a maioria das pessoas busca pelo profissional na internet e um bom perfil pode ser decisivo para aproximar ou afastar pacientes.
6. Seja autoridade em uma área da medicina e divulgue
Especialize-se em seu nicho e esteja sempre atualizado sobre os avanços dos tratamentos e medicamentos. See um paciente te perguntar sobre os benefícios da cannabis em relação a determinada doença, você saberá responder?
Conhecimento é o que te ajudará a desenvolver autoridade em sua especialidade. Por isso, estude bastante, invista em cursos de aperfeiçoamento e, claro, divulgue isso aos seus pacientes.Assim, você atrai pessoas com aquele determinado problema e se firma ainda mais no ramo.
7. Aproveite o potencial do e-mail marketing
O e-mail ainda é uma ferramenta essencial no marketing médico. Afinal, ela pode te aproximar dos pacientes e ampliar seu alcance.
Unir as estratégias acima com o e-mail marketing formará um combo certeiro nas suas estratégias. Use-o para divulgar novidades no seu consultório ou clínica, modificações na agenda de atendimentos e muito mais.
Conclusão
O marketing médico, quando bem direcionado, pode fazer toda a diferença para um profissional ou clínica. Aproveite que o ano ainda está nos primeiros meses e torne-se autoridade ainda em 2022.
Mostre seu potencial e profissionalismo, estreite relações com os pacientes e chegue a lugares que não seriam possíveis sem essas estratégias. Mas não se esqueça, o paciente e sua experiência devem ser sempre o seu foco.
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