Como criar um storytelling para sua empresa ser reconhecida no mercado 

Como criar um storytelling para sua empresa ser reconhecida no mercado 

O storytelling é um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo digital. Ele pode ter vários objetivos, incluindo aumentar os lucros, elevar a taxa de interação e fidelizar os clientes. O marketing de conteúdo mostra que o storytelling é um importante instrumento para as empresas serem reconhecidas no mercado e isto é tudo que os consumidores precisam. Por isso, vou ensinar a vocês como criar um storytelling para sua empresa ser reconhecida no mercado.

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Todo mundo sabe o quanto é importante ter uma história para ser reconhecida no mercado. E com o advento da tecnologia, é possível contar essa história de forma muito mais fácil. Empresas que sabem ouvir e compreender as necessidades dos consumidores são aquelas que conseguem ser reconhecidas no mercado e chegar a uma posição de destaque. Porém, criar histórias é um desafio um pouco mais complicado para os profissionais deste setor.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a contar uma incrível história de sucesso. Mas, vamos começar pelo básico:

O que é Storytelling?

O storytelling é uma forma de comunicação que tem por objetivo traduzir a experiência do consumidor em palavras, numa linguagem clara. Consiste na construção de um roteiro detalhado que contém vários elementos como a história, objetivos, personagens e elementos patrocinadores. 

O objetivo do storytelling é ganhar destaque no mercado e ser reconhecido por todos os usuários como uma empresa inovadora. Como resultado, elas estão criando conteúdos únicos, mas incríveis, e também vendendo seus produtos por intermédio dessas postagens. Imagens ilustrativas e personagens de histórias fazem com que as pessoas não apenas tenham interesse no que está sendo vendido, mas também comprem porque a imagem do produto é muito positiva. 

Mas como produzir esse enredo para que seus potenciais consumidores possam ter essa sensação de pertencimento da sua marca? Não é uma tarefa fácil, porém quando sua estratégia começa a funcionar, os resultados começam a ser recorrentes.

Vamos discutir mais sobre como criar um storytelling para sua empresa ser reconhecida no mercado.

Como começar a criar um Storytelling para empresas?

Se você quer começar a criar um Storytelling para as suas empresas, é importante que seja cuidadoso. A comunicação e a operação do storytelling requer planejamento e trabalho de equipe. 

Antes de mais nada, é necessário entender como a empresa pode melhorar seu branding. O primeiro passo é descobrir quais as suas prioridades de marketing. Você também precisa definir um alvo e um eixo central do seu empreendimento (por exemplo, o ponto principal da utilização ou o que a empresa quer criar).

Essa é uma das formas mais fáceis de atrair o interesse dos consumidores, seja pelo conteúdo ou pela linguagem comunicativa adotada. A ideia de produzir um storytelling desde o início deve passar por uma reflexão específica sobre o que é o seu negócio e sua marca. Se você quer ser reconhecido no mercado, então você precisa entender como as pessoas reagem a certas palavras, expressões e imagens. A experiência vivida do seu público é a coisa mais importante para que você lidere um storytelling de sucesso.

Como escolher o tipo de conteúdo para o Storytelling?

O storytelling é uma maneira de dar aos consumidores um relato sobre o que se passa de negócio para criar valor, engajamento e mais vendas. O conteúdo do storytelling pode ser bastante variado e, além disso, tem sido utilizado em diversos outros campos, como educação, saúde e marketing. 

Contando com uma estratégia de storytelling adequada para seu mercado, é possível aumentar os resultados das ações econômicas, reduzir custos operacionais e melhorar os desempenhos organizacionais.

A história contada de maneira eficiente pode te ajudar a liderar o mercado, mas você precisa saber como escolher o tipo de conteúdo para o storytelling. Por isso, separamos três opções para escolha: Informativo, Entretenimento ou comunicacional.  

* Informativo – Este tipo de conteúdo é um material que tem como objetivo auxiliar aos possíveis clientes, que descubram mais sobre  seu produto ou serviço. O foco é educar sobre o seu uso e como isso facilitará a vida do seu usuário. 

* Entretenimento – Como diz o nome, a intenção é entreter, ou seja, vivenciar uma experiência com o consumidor. É uma estratégia de conteúdo de muito valor, pois traz a questão do significado entre as duas partes e como ela pode estar sempre fazendo parte do dia a dia.

* Comunicacional – Dentre os tipos de conteúdo para storytelling, este é o que traz a sensação de pertencimento coletivo. Aqui todas as informações são compartilhadas para ajudar no conhecimento de uma comunidade. Uma boa opção para conteúdos com o objetivo de desenvolver a união e criar novos hábitos de consumo.  

A escolha do tipo conteúdo para o marketing da empresa é uma parte essencial para que um negócio se torne mais reconhecido no mercado. O storytelling ganhou muito destaque porque é capaz de levar a uma ampla variedade de públicos em uma abordagem importante e original, dando oportunidades para o desenvolvimento dos negócios.

Como esses objetivos até aqui estão alinhados, agora é a hora de partirmos para a prática!

Como Criar um Plano de Ação?

Criar um plano de ação é uma boa maneira para ter uma estratégia que pode ser implementada e executada com rapidez. Além disso, ele também pode ser utilizado em todos os momentos do ciclo de vida da empresa. Os objetivos de um plano de ação são obter uma visão clara sobre o que a companhia faz, para criar um plano de comunicação e identificar uma metodologia para quantificar os resultados e os benefícios.

Antes de criar um plano de ação, é necessário saber o que se esperar daquela empresa. O marketing tradicional tem por base o público. De acordo com Pedro Amorim, sócio-diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, através de um bom plano de ação a estratégia tornará a sua marca muito mais atrativa ao público e com isso, obterá uma maior taxa de conversão. 

Resumindo: A ideia é desenvolver um plano de conteúdo que articule tudo que você quer dizer sobre seu negócio, com criatividade e emoção para que o usuário confie, cada vez mais, na sua marca.

Se você é um executivo de mercado, talvez esteja muito preocupado com a qualidade de seu produto ou serviço. Neste caso, acreditamos que você está precisando de uma estratégia que ofereça reconhecimento, certo? Procure um profissional de marketing digital, ele poderá te auxiliar nesse processo.

Desenvolva a sua “Jornada do Herói”

Se você é um empreendedor, saiba que entender o poder do storytelling é uma das suas melhores opções. Inspirar e motivar as pessoas a adquirir os seus produtos ou serviços também é muito importante para garantir que seus consumidores permaneçam fiéis a sua marca.

O segredo de como alcançar resultados está aí. É uma questão tão importante para as organizações hoje quanto quando todo mundo tinha que ir atrás do ouro. O mercado é cada vez mais competitivo, e essa competição tem um componente emocional em sua natureza. Quanto mais as pessoas se conectarem com o conteúdo que você está produzindo, mais elas irão apreciar e aprender com os produtos e serviços que oferecem.

Quando o conteúdo é bom, as pessoas estão dispostas a comprar. O storytelling pode transformar seu negócio em algo memorável e incrível. Se você não tem um histórico com casos bem sucedidos, essa é a hora para começar!

Bons Negócios! 

Luana

Luana

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